Sobre o Evento

Prezada academia médica, a Regional Norte da Associação Brasileira de Educação Médica tem a honra de anunciar o 9º Congresso Regional de Educação Médica (CRENEM)!

 

De origem latina, a palavra cultura, originalmente colere, significa cultivar, cuidar e crescer. Com o passar do tempo a expressão passou a ser utilizada para denominar os processos socioafetivos, linguísticos, políticos e organizacionais das sociedades ao redor do mundo, impactando diretamente na vida diária e macroestrutural das suas populações. O aspecto cultural desenvolveu um papel tão crucial na vida humana que influencia dinâmicas alimentares, estruturas de moradias, hábitos de vestimenta e, até mesmo, os cuidados à saúde. O profissional de saúde contemporâneo deve possuir competência cultural dentro do seu hall de habilidades profissionais e ser capaz de identificar as sutilezas sociais que influenciam e determinam processos de saúde e doença nas diversas populações.

 

Levando em consideração a importância do assunto nas diversas áreas do saber a comissão organizadora do 9º CRENEM escolheu como temática principal dessa edição: PARTICULARIDADES DA EDUCAÇÃO MÉDICA NA REGIÃO NORTE. Como o currículo médico se adequa as necessidades dos povos tradicionais da Região Norte? De que maneira a rede de saúde pública se estrutura para fornecer atendimento de qualidade às populações originárias, quilombolas, ribeirinhos e campesinas respeitando suas particularidades e vulnerabilidades? Estarão os profissionais de saúde em formação sendo preparados para lidar com as nuances epidemiológicas da Região Norte?

 

Essas e outras questões, frutos de debates cruciais no cuidado humanizado a saúde, nortearão a 9º edição do CRENEM distribuídas em mesas redondas, palestras, eixos científicos e demais dinâmicas pedagógicas com o intuito de aproximar cada vez mais esse debate da população acadêmica, profissionais de saúde e sociedade civil.

 

Contamos com você para agregar e enriquecer nosso encontro com novas
perspectivas, um olhar humanizado em saúde e sua mais que aguardada presença.

 

A Comissão Organizadora do 9º CRENEM oferece a todos boas-vindas e uma experiência enriquecedora.