Atividades Culturais

EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES CULTURAIS
9º CONGRESSO REGIONAL NORTE DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IX CRENEM)


1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de atividades culturais para o 9º Congresso Regional Norte de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 27 a 29 de maio de 2022, no formato virtual.

1.2. A realização de atividades culturais no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com os congressistas suas experiências locais, suas competências particulares e produções coletivas no contexto artístico e cultural da Região Norte, discutindo tanto a diversidade quanto a complexidade da cultura produzida pelos homens. Além disso, é uma ocasião para mostrar a competência cultural do médico, por meio das características culturais locais e suas diferentes necessidades.

 

2. DAS ATIVIDADES CULTURAIS

2.1. As atividades estarão inseridas na programação do congresso, em diversos formatos, entre os dias 27 a 29 de maio de 2022.

2.3. As atividades deverão ter formato que atenda ao estabelecido no item 3.4.

2.4. As atividades deverão incentivar à participação e ao protagonismo dos interessados, dando ênfase a propostas criativas, inovadoras, individuais ou coletivas, reflexivas e que reforcem a importância das estratégias de ensino e aprendizagem (no quesito artístico e cultural) que possibilitem uma formação médica que desenvolva atitudes e habilidades para o desempenho competente e ético da medicina, assim, atendendo às necessidades da população local.

2.5. As propostas deverão ser submetidas on-line, como indicado neste edital, até a data limite de 9 de maio de 2022.

2.6. Em hipótese alguma serão aceitas atividades enviadas por qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido neste edital.

2.7. Pelo menos um dos autores da proposta de atividade cultural deve estar inscrito no 9º CRENEM.

2.8. As atividades culturais propostas devem usar apenas materiais que sejam de domínio público ou sobre o qual tenham direito autoral (imagem, música, voz, vídeo).

 

3. DOS FORMATOS DAS ATIVIDADES CULTURAIS

3.1. As atividades deverão atender aos formatos estabelecidos neste edital.

3.2. Não serão aceitas atividades que não cumpram com as regras estabelecidas previamente.

3.3. Os formatos das atividades poderão seguir o padrão: Trecho Cultural, Fotografia, Atividades de Extensão e Pílula Literária.

3.4. A definição dos padrões para cada modalidade deve seguir os critérios abaixo:

 

– TRECHO CULTURAL –

DEFINIÇÃO:
Consiste na filmagem e edição de um produto cultural cujo conteúdo seja explorado através do exercício criativo, por via de alguma linguagem artística que se relacione ao tema do congresso, tendo como base o item 1.2 deste edital. Esses produtos (trecho cultural), serão veiculados em cada intervalo cultural previstos na programação do congresso. Lembre-se que as linguagens como a performance, stop motion, tik-tok, música, dança, canto, poesia e cinema devem gerar produtos de natureza audiovisual, neste caso, os Trechos de Cultura. Cada participante pode enviar quantos trechos culturais desejar.

NATUREZA:
Audiovisual = vídeo

TEMPO:
2-4 minutos

REQUISITOS:
O produto deve ser preparado, preferencialmente, de forma coletiva e deve ser enviado totalmente editado. A gravação deverá ser feita na horizontal, em Full HD (1920×1080 pixels). A estrutura do vídeo é livre.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
Deve ser feito o upload do vídeo no site Vimeo. O envio do link do vídeo salvo no Vimeo deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/3cdWjJFKmvhMrSpHA


 

– FOTOGRAFIA –

DEFINIÇÃO:
Consiste na produção e envio de registros fotográficos de autoria dos participantes inscritos no 9º CRENEM, e que dialoguem com o tema do evento (Particularidades da Educação Médica na Região Norte). As fotografias devem propor uma visão crítica da realidade sócio-política- cultural contemporânea da região norte, além de contemplar a complexidade e diversidade da região. As fotografias ficarão expostas na ABA para visitação no 9º CRENEM.

NATUREZA:
Imagem

TEMPO:
Não se aplica

REQUISITOS:
Fotografias em preto e branco ou coloridas inéditas, originais e criativas. Serão aceitas 1 fotografia por participante em cada uma das categorias acima. O formato deve ser JPG com no máximo 1 (um) megabyte de tamanho. Ao enviar o seu produto, nomeie-o “FOTO – IX CRENEM – NOME DO AUTOR

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
O envio do material para a comissão cultural deve ser feito através do seguinte formulário:
https://forms.gle/1uQjiSzmWR96DZet5


 

– ATIVIDADE DE EXTENSÃO –

DEFINIÇÃO:
Inspirados na curricularização da extensão como uma necessidade legal nos currículos dos cursos de Medicina, esta modalidade de apresentação irá compor o espaço de responsabilidade sociocultural – compartilhando saberes e fazeres dos docentes e discentes diante das necessidades particulares da região norte, considerando o item 1.2 deste edital. Nessa atividade, o participante pode compartilhar oficinas, ações e projetos desenvolvidos na comunidade local, evidenciando os objetivos, as metodologias, os resultados e as conclusões das atividades desenvolvidas. Os produtos submetidos devem instruir e incentivar os participantes do espaço a compartilhar seus fazeres e saberes com a comunidade não acadêmica, dialogando entre o saber popular e o saber médico por meio da competência cultural do médico.

NATUREZA:
Audiovisual – vídeo

TEMPO:
8-15 min

REQUISITOS:
O produto audiovisual deve ser enviado totalmente editado. A gravação deverá ser feita na horizontal, em Full HD (1920×1080 pixels). A estrutura do vídeo é livre.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
Deve ser feito o upload do vídeo no site Vimeo. O envio do link do vídeo salvo no Vimeo deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/jVJA4sbk7Enk7SPw9


 

– PÍLULA LITERÁRIA –

DEFINIÇÃO:
A pílula literária visa a propagação de obras literárias da região Norte. As pílulas estarão disponíveis na ABA para visitação no 9º CRENEM. Os interessados devem enviar um PDF com a capa e um pequeno trecho de algum livro regional. Além disso, o congressista deve construir um pequeno parágrafo que conte um pouco a sua relação com o livro indicado e a razão de sua escolha. Ao relatar sobre a escolha do livro em questão o participante deve demonstrar que domina a competência cultural, algo muito essencial para o desenvolvimento de habilidades e atitudes para o desempenho competente e ético da medicina.

NATUREZA:
Imagem & Texto

TEMPO:
Não se aplica

REQUISITOS:
Imagem em JPG (máximo 1Mb) da capa do livro que deseja sugerir e arquivo de Word com texto de no máximo 200 (duzentas) palavras. Serão aceitas até 5 indicações por pessoa. Ao enviar o seu produto, nomeie-o “LIVRO – IX CRENEM – NOME DO AUTOR”. Não é necessário enviar o pdf do livro.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO:
O envio do material para a comissão cultural deve ser feito através do seguinte formulário: https://forms.gle/n5zQ8nm1rrzv6eZT8


 

3.5. As atividades podem incluir a ficha técnica, com o nome dos envolvidos e com os créditos dos autores das obras. Inclua, caso deseje, o registro do nome de sua instituição de ensino superior.

 

4. DO ENVIO DAS ATIVIDADES

4.1. As atividades devem obedecer às ORIENTAÇÕES DE ENVIO do Item 3.4.

4.2. O envio do material deverá ser feito através do formulário específico disponível no Item 3.4 em cada uma das modalidades até o dia 9 de maio de 2022 (as 23 horas e 59 minutos – Horário de Brasília).

4.3. Ao enviar o material o proponente concorda em ceder seu uso de imagem e voz para uso público na agenda cultural do 9º CRENEM e nas mídias da ABEM REGIONAL NORTE.

4.4. Quaisquer dificuldades no uso do Vimeo podem ser sanadas através do seguinte vídeo instrucional: https://encontrodigital.com.br/tutorial/vimeo

 

5. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

5.1. Não serão aceitas as atividades que estiverem fora dos padrões de formato proposto ou não seguirem as regras aqui apresentadas.

5.2. Todas as atividades enviadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Cultural do 9º Congresso Regional Norte de Educação Médica.c

5.3. A Comissão Cultural do 9º Congresso Regional Norte de Educação Médica não desclassificará qualquer atividade cultural, a menos que as mesmas tenham conteúdo com violência, opressões de maneira geral ou conteúdo antiético.

5.4. Serão oferecidos certificados aos autores das atividades culturais exibidas no congresso.

5.5. Em cada categoria serão selecionadas até 2 (duas) atividades que se destacarem em virtude de sua qualidade técnica e estética, originalidade e criatividade e receberão uma menção a esse respeito.

5.6. As atividades culturais aprovadas serão divulgadas pela página do 9º CRENEM até o dia 16 de maio de 2022.

 

6. DO CRONOGRAMA

INÍCIO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 22 de março de 2022
FIM DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 9 de maio de 2022 (as 23 horas e 59 minutos – Horário de Brasília)
DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES APROVADAS: 16 de maio de 2022

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A Comissão Cultural reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das atividades no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

7.2. Os autores das atividades reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como a autoria dos produtos são verdadeiras, próprias e originais.

7.3. A Comissão Cultural é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos a este edital.

7.4. A inclusão de qualquer atividade, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

7.5. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Cultural.