Trabalhos Acadêmicos

Normas de submissão de trabalhos para o
8º Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM


1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 8º Congresso Regional Norte de Educação Médica (CRENEM), que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho de 2021, no formato on-line.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.

1.3. O 8º CRENEM seguirá os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:

• Eixo 1: Desenvolvimento Docente e Discente
– Desafios de uma carreira
– Ensino-Aprendizagem e avaliação remota
– Habilidades Humanísticas

• Eixo 2:
Ensino – Saúde – Comunidade
– Educação e atividade interprofissional
– Integração ensino-comunidade
– Saúde mental e ensino médico em tempos de pandemia

• Eixo 3: Residência Médica e Internato Médico

 

2. DO CRONOGRAMA (horário de Brasília-DF)
• 23/03/2021: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 26/04/2021: Fim do prazo de submissão dos resumos.
• 16/05/2021: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 01/06/2021: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação;
• 03/06/2021: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.
• 11 e 12/06/2021: Apresentação dos trabalhos no evento.

 

3. DOS TRABALHOS
3.1. Cada trabalho poderá ser inscrito uma única vez no Congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes.

3.2. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os eixos temáticos listados no temário (ver item 1.3), e conter os seguintes tópicos obrigatórios

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.


3.4.
O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa.


O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.

O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.

Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.

O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.

Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme normas internacionais.

Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do manuscrito não deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na pesquisa.


3.5.
As orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com o máximo rigor.

3.6. . Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com a Resolução 466/2012, 580/2018, Carta Circular no 166/2018, CONEP, e complementares do Conselho Nacional de Saúde, MS. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho.

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e, se forem publicados, constarão nos anais do Congresso na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 

4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo painel do congressista: https://admin.abem-nacional.com.br/evento/8-crenem/login até a data limite de: 26/04/2021

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax, ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão desclassificados.

4.5. Todos os resumos qualificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica do 8º Congresso Regional Norte de Educação Médica. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.7. A Comissão Científica do 8º Congresso Regional Norte de Educação Médica será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:


Pertinência: resumo adequado à temática central e aos eixos do Congresso;

Integridade: resumo atende aos critérios e padrões esperados para o formato escolhido;

Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos do formato escolhido;

Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;

Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

4.8. Os resumos aprovados serão divulgados no painel do congressista até o dia 16/05/2021.

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados na modalidade indicada pela comissão científica no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou  PÔSTER.

 

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster ficarão expostos no 8º Congresso Regional Norte de Educação Médica a partir do primeiro dia do evento. Não haverá apresentação para os trabalhos na modalidade pôster.

5.2. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral ficarão expostos e serão apresentados no 8º Congresso Regional Norte de Educação Médica em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

5.3. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o Congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia: 01/06/2021.

5.4. Os materiais de apresentação dos trabalhos no 8º CRENEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura disponibilizados por meio de templates no site do evento.

 

PÔSTERES:
Os pôsteres devem ter 1920 pixels de largura por 1080 pixels de largura e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. O formato de salvamento do arquivo final (Pôster) deverá obrigatoriamente ser .JPEG.

Clique aqui para realizar o download do arquivo .zip contendo os templates para Relato de Experiencia e Trabalho científico no formato pôster

As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados.

 

APRESENTAÇÕES ORAIS:
Confira o tutorial de como fazer a criação de conta e upload do vídeo no Vimeo: https://vimeo.com/454806834

Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração; A gravação deverá ser feita na horizontal e em Full HD (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura). A estrutura do vídeo é livre em termos de local, apresentação e uso de outros recursos, como slides.

Antes de enviar o material, revise a produção para adequar, se necessário, som, imagem, iluminação e tempo total. Confira aqui 7 dicas para gravar seu vídeo em casa: https://vimeo.com/454927674

O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar nas peças: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

O material final (pôster ou apresentação oral) deverá ser estruturado seguindo as regras descritas acima e as orientações dos tutoriais. O envio do arquivo do pôster (arquivo .jpge) ou do link do vídeo da plataforma Vimeo deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia 01/06/2021.

 

5.5. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para apresentação do trabalho na modalidade Apresentação Oral  e esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral.

 

5.6. O tempo máximo para Apresentação Oral  será de 5 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

 

5.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios a seguir:

Clareza e articulação dos itens do trabalho;
Relevância científica do trabalho para a educação médica;
Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
Resposta adequada à arguição da comissão julgadora.

 

5.8. A nota final do trabalho corresponderá à nota atribuída pelos avaliadores da Comissão Científica, fazendo-se a média aritmética das notas dos avaliadores durante as apresentações e notas emitidas nas avaliações dos resumos on-line.

 

5.9. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância científica do trabalho para a educação médica, clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição; resposta adequada à arguição da comissão julgadora e clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação em duas categorias: Pôster e Apresentação Oral.

Na modalidade Pôster, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). Caberá a comissão de trabalhos selecionar um dos três trabalhos premiados, que receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 

7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados na qualidade de apresentação do Pôster ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores no evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.


7.2.
Os certificados estarão disponíveis no sistema um mês após o evento.

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.


8.2.
Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.


8.3.
As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.


8.4.
Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e orientadores autorizam as Comissões Organizadora e Científica a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.


8.5.
A submissão de qualquer trabalho, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.


8.6.
Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.