Oficinas

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES NAS OFICINAS DO X CRENEM


 

– Passo 01 | Realize o login no painel do congressista (clique aqui);

 

– Passo 02 | Clique na opção “Programação”, localizada no menu superior do painel do congressista;
     * é necessário estar com a inscrição do evento paga para se inscrever nas oficinas.

 

– Passo 03 | Com a aba “Programação” aberta basta procurar pelas oficinas. É possível navegar pelos dias do evento e filtrar por tipo de atividade, no caso Oficinas;

 

– Passo 04 | Caso já saiba qual atividade deseja é possível se inscrever clicando no botão “inscreva-se”, na própria tela da programação. Caso deseje mais informações sobre a atividade clique no botão “mais detalhes”.

 


OFICINAS APROVADAS | X CRENEM


 

– OFICINA 01 –

TÍTULO DA OFICINA: Como a Medicina Laboratorial está sendo contemplada nos diferentes programas de residência médica.
TEMA: Medicina Laboratorial agregando valor aos médicos residentes.
EIXO II: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: A oficina visa discutir com os presentes como a Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (PC/ML) vem sendo abordados nos diferentes programas de residência das diferentes especialidades médicas clínicas e cirúrgicas, a importância dos seus fundamentos no processo de ensino-aprendizagem, o uso racional de exames, o raciocínio clínico-laboratorial, as evidências científicas e as diferentes formas de integração com serviço, gestão e comunidade. Também visa discutir os programas de residência médica existentes em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
AUTORES: Leonardo de Souza Vasconcellos, Patrícia Brazão Cohen e Eduardo Jorge Emery Carvalho Pinto.


 

– OFICINA 02 –

TÍTULO DA OFICINA: SESSÃO DE ESTUDO DE CASO (SEC): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA MULTIPROFISSIONAL PARA A RESIDÊNCIA MÉDICA
TEMA: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
EIXO II – RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: Descrever e propor uma metodologia ativa inovadora para ser aplicada nas Residências Médicas: Estudo de Caso (EC). A metodologia “Estudo de Caso”‘ (EC) é uma abordagem pedagógica na qual o aluno é o foco central da sua própria aprendizagem. Trabalha-se, assim, predominantemente o “aprender-fazendo” (metodologia ativa). O “EC” é uma ramificação da Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP ou PBL). Originou-se na Escola de Medicina de Mac Master, Canadá (1960-1970), de onde se difundiu rapidamente para inúmeras escolas Médicas mundo afora. Observamos, nas Escolas Médicas Brasileiras, que a maioria dos Professores Médicos utilizam seus casos clínicos, cirúrgicos, óbitos, casos da “beira do leito”, atendimentos ambulatoriais ou hospitalares entre outros para “dar aulas”. Todavia, os procedimentos pedagógicos não são sistematizados para a aplicação do “EC” em cursos formais (graduação, residências, mestrados, doutorados).
AUTORES: Dirceu Benedicto Ferreira e Heliana Rosely Neves Oliveira.

 

 

– OFICINA 03 –

TÍTULO DA OFICINA: NUVEM DE IDEIAS: A CONSTRUÇÃO DO SER SINDICALISTA.
TEMA: Sindicalismo Médico e Formação Acadêmica.
EIXO II: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: Compreender a história, estrutura organizacional e a missão do sindicalismo médico no Brasil, com enfoque no Pará e sua relação com a formação e currículo acadêmico. Analisando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Medicina de 2014, observa-se a atenção dada à construção do papel do médico e sua formação para o aprimoramento das políticas sociais e de saúde. As DCNs ressaltam a necessidade da visão do papel social do médico e compreensão das instâncias do controle social na elaboração da política de saúde brasileira, os princípios da democracia com promoção da justiça social e defesa dos direitos humanos. Nesse contexto, a sindicalização médica surge como abordagem transversal, a partir do momento que passa a não apenas tratar das questões trabalhistas, mas também se torna parte indissociável da discussão do aprimoramento do sistema público e suplementar de saúde do Brasil. Apesar dessa correlação estreita com as DCNs do curso médico, a discussão da missão e importância dos sindicatos profissionais de medicina dentro do espaço acadêmico ainda se encontra incipiente, assim como a produção científica sobre essas entidades. Diante da relevância dos pontos pautados pelas Diretrizes e da atonia dos debates sobre o tema nas universidades, pretende-se construir um momento de reflexão dos acadêmicos de medicina e inscritos em geral sobre a relevância dos sindicatos médicos brasileiros, seu protagonismo nacional e local, finalidade e participação na construção das políticas de saúde, proporcionando a ampliação da percepção a respeito do assunto, configurando-se em um espaço de troca, colaboração e interação.
AUTORES: Hugo Coimbra de Oliveira, Mariana Quaresma Silva, Sarah Farias Câmara, Adria da Silva Santos, Luiz Arthur de Oliveira Nantes, Marivaldo de Moraes e Silva.

 

 

– OFICINA 04 –

TÍTULO DA OFICINA: AVALIAÇÃO EM CENÁRIOS REAL DE PRÁTICA EM SAÚDE.
TEMA: Avaliação em cenários de prática.
EIXO II – RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA:
1. Identificar o objetivo da avaliação de acordo com o cenário de prática.
2. Apresentar ferramentas que auxiliam na avaliação do aluno ou residente.
3. Desenvolver um sistema de avaliação para o cenário de prática do participante.
A oficina foi desenhada de forma a gerar um primeiro momento de autorreflexão do participante, sobre qual seria a sua principal dificuldade em avaliar o estudante no cenário real de prática. Posteriormente, segue-se para uma dinâmica afim de identificar, em face a situações reais, quais conceitos os participantes trazem sobre o processo de aprendizagem, com exposição dialogada para alinhamento desses conceitos e sobre avaliação formativa. O grupo é então dividido por afinidade das atividades em cenários de prática e recebem material desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino que apresenta um resumo de várias ferramentas para avaliação em cenários de prática profissional. Então, é solicitado que escolham uma atividade, que escolha uma ferramenta de avaliação e a periodicidade em que deve ser empregada. Após esse momento, cada grupo apresenta a sua produção que será debatida pelo grupo geral da oficina. Finalizando a atividade, as facilitadoras apresentam algumas ferramentas para feedback estruturado. E procede-se a avaliação da oficina.
AUTORAS: Nara Alves de Almeida Lins, Fabiola Brasil Barbosa Rodrigues

 

 

– OFICINA 05 –

TÍTULO DA OFICINA: FÓRUM DAS RESIDÊNCIAS MÉDICAS EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NA AMAZÔNIA – REALIDADE DE BELÉM/PA E PERSPECTIVAS INTEGRAIS PARA O FUTURO.
TEMA: DISCUSSÃO ABERTA SOBRE A REALIDADE DA FORMAÇÃO EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NA CIDADE DE BELÉM/PA E AS SINGULARIDADES DA VIVÊNCIA PRÁTICA.
EIXO I: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SUAS PERSPECTIVAS ATUAIS.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: Fomentar a formação de preceptores, professores, educadores e as políticas públicas para área de Educação Médica na perspectiva da inclusão, diante das perspectivas e cenários para atuação na Docência e Preceptoria dos Médicos e Médicas de Família e Comunidade; Disparar práticas pedagógicas mais democráticas e alinhadas ao previsto pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC); Promover o intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área de educação médica, medicina de família e comunidade (MFC) e áreas afins; Discutir o cenário atual e as perspectivas de atuação da Medicina de Família e Comunidade na Saúde Suplementar; Compartilhar os cenários e perspectivas de R3 e anos opcionais para a medicina de família e comunidade (MFC); Divulgar e socializar os Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Município de Belém; Discutir a democratização do espaço acadêmico e popular para atender a educação médica público-alvo desse espaço.
AUTORES: Gabriel Nogueira Gaia, Vitor Nina de Lima, Cybelle Cristina Pereira Rodrigues, Renato Penha de Oliveira Santos, Deusa Meriam Da Silva Brito, Paulo Humberto Mendes de Figueiredo, Leon Henrique Santana Mourão.

 

 

– OFICINA 6 –

TÍTULO DA OFICINA: Imersão em Medicina do Estilo de Vida na Atenção Primária à Saúde Ribeirinha.
TEMA: Medicina do Estilo de Vida em Comunidades Tradicionais.
EIXO I: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SUAS PERSPECTIVAS ATUAIS.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: A oficina pedagógica intitulada “Imersão em Medicina do Estilo de Vida (MEV) na Atenção Primária à Saúde Ribeirinha (APS ribeirinha)” é um produto educacional desenvolvido a partir da análise dos relatos de grupos focais realizados com profissionais de uma Unidade Básica de Saúde Ribeirinha. Esta oficina pedagógica tem como objetivo possibilitar aos profissionais da APS de Comunidades Tradicionais Ribeirinhas a reflexão sobre os pilares da MEV (alimentação saudável, atividade física, sono, controle do estresse, conexões sociais e uso de tabaco, álcool e drogas psicoativas) e por meio de dinâmicas de grupo, desenvolver práticas de aconselhamento e entrevista motivacional com os usuários do SUS. De acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT) de 2007, estes são reconhecidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, e possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição” (BRASIL, 2007). Dentre eles as Comunidades Ribeirinhas são identificadas como povos que vivem em agrupamentos comunitários localizados ao longo dos rios e seus tributários (lagos). E os saberes tradicionais originam o modo de produção típico da rotina de vida no interior destas comunidades justafluviais e influem na determinação da identidade sociocultural desses atores (CHAVES, 2001 e 2023).
AUTORES: Lilian Grace Moura de Lucena, Haroldo José de Matos, Edienny Viana Santos Lobato.

 

 

– OFICINA 7 –

TÍTULO DA OFICINA: Linguagem do cuidado e da inclusão para todos.
TEMA: Anamnese básica em libras, com simulações de consulta médica em Libras.
EIXO II: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: Expor uma breve visão da linguagem de sinais, assim como ensinar sinais básicos aos participantes a fim de que possam fornecer atendimento com um mínimo de qualidade, entendimento e acessibilidade à comunidade surda por meio da língua de sinais brasileira (Libras). Ao final desta oficina, os médicos participantes terão uma compreensão básica dos princípios da comunicação em Libras, bem como da importância da acessibilidade e da inclusão na prestação de cuidados de saúde para pacientes surdos.
A oficina será desenvolvida com base no Artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina, que enfatiza a formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética do médico, com compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral. A sensibilização proposta desempenha um papel crucial, ao estabelecer a base para a compreensão das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso aos serviços de saúde. Durante a oficina, os participantes serão expostos a uma série de informações e reflexões destinadas a aumentar sua compreensão das necessidades básicas da comunidade surda e dos desafios que enfrentam ao acessar os serviços de saúde, onde há escassez de intérpretes e profissionais fluentes em Libras. Exploraremos sintomas como: dor (em diferentes partes do corpo, como cabeça, abdômen, costas, articulações), febre, tosse, falta de ar (dispneia), náusea, vômito, diarreia, sibilo, palpitação e demais situações clínicas frequentemente encontradas na prática médica.
AUTORES: Fernanda Camara Semblano, Geovana Manoela Braga Cruciol, Thaynara de Jesus Saldanha Pereira, Luciana Brandão Carreira e Jefferson Correa do Nascimento.

 

 

– OFICINA 8 –

TÍTULO DA OFICINA: Residências Médicas na regional norte: construindo um diagnóstico inicial e entendendo o papel da ABEM.
TEMA: Residência médica.
EIXO I: RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SUAS PERSPECTIVAS ATUAIS.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA: ⁠Apresentar a história da residência no brasil e sua organização, com apresentação dos dados de egressos e número de vagas de residência e distribuição nacional, destacando a regional norte. ⁠Construir um diagnóstico inicial da residência médica na regional a partir da experiência dos participantes.
AUTORES: Djerlly Marques Araujo da Silva, Mariana Quaresma Silva, Jefferson Alves Freitas, Rainara Ferreira Carvalho, Naiana Palheta Moraes, Alisson Costa de Araújo.

 


EDITAL PARA A SUBMISSÃO DE OFICINAS
X CRENEM – CONGRESSO REGIONAL NORTE DE EDUCAÇÃO MÉDICA


1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de OFICINAS para o X CRENEM – CONGRESSO REGIONAL NORTE DE EDUCAÇÃO MÉDICA, que ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2024, em Belém-PA.

1.2. A realização de oficinas no evento é uma oportunidade para docentes, preceptores, residentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com os congressistas suas experiências locais e produção de conhecimento, além de reflexões sobre o processo de educação.

2. DAS OFICINAS
2.1. As oficinas acontecerão ao longo da programação do X CRENEM em datas e horários agendados de acordo com a programação a ser divulgada por ocasião dos resultados da seleção deste edital.
2.2. A proposta de oficina deverá estar relacionada com a temática da Educação Médica, preferencialmente abordando a temática central do evento. Encorajamos a proposição de modelos inovadores de oficinas.
Núcleos Temáticos:
● Eixo I – RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SUAS PERSPECTIVAS ATUAIS.
● Eixo II – RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.

Sobre a ênfase de cada eixo, oferecemos alguns esclarecimentos a seguir, para que os autores de cada proposta possam melhor correlacionar a oficina submetida ao EIXO para o qual ela será enviada:


● Eixo I
– RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SUAS PERSPECTIVAS ATUAIS.
Ao considerarmos as perspectivas atuais da residência médica na região norte, o EIXO I acolherá trabalhos voltados para pesquisas e relatos que correspondam a estudos ou experiências especificamente no contexto da residência médica, com abertura para outras modalidades de pós-graduação (mestrado no campo do Ensino em saúde/Educação Médica, especializações no campo do Ensino em Saúde/Educação Médica, etc), com ênfase nos seguintes temas: Perfil do egresso; indicadores de qualidade; inovação na residência; saúde mental dos graduandos, residentes, docentes, preceptores e gestores; experiências de tutoria/mentoria na residência; matriz de competências; processos seletivos; residentes com desempenho insatisfatório; produtos técnicos e trabalhos de conclusão do curso de residência e dos mestrados profissionais de ensino em saúde; experiências de pós-graduação exitosas em áreas remotas e/ou de difícil acesso; residências multiprofissionais em saúde.

● Eixo II – RESIDÊNCIA MÉDICA NA REGIÃO NORTE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA.
Ao considerarmos os impactos da residência médica na região norte, o EIXO II acolherá trabalhos voltados para pesquisas e relatos que correspondam a estudos ou experiências no contexto da residência médica, mas também no âmbito da graduação em medicina, com ênfase nos seguintes temas: EPAs (Entrustable Professional Activities); feedback; avaliação em cenários de prática em saúde; humanidades médicas; arte e cultura na formação médica; interiorização; ensino e pesquisa na bioética; a curricularização da extensão e experiências extensionistas; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); integração ensino-serviço e comunidade; gestão no ensino em saúde; capacitação e desenvolvimento docente e de preceptores; metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

2.3. Cada oficina somente poderá ser inscrita uma única vez no Congresso, mesmo que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes. A inscrição de alguma proposta de Vivência ou de Ambiência não impede que o proponente também submeta uma proposta de Oficina, desde que os horários não coincidam.
2.4. A proposta deverá apresentar claramente quais os materiais/equipamentos necessários à atividade serão utilizados, os quais serão de responsabilidade dos proponentes.
2.5. As oficinas poderão ter duração de 2 (duas), 3 (três) ou 4 (quatro) horas; a mesma oficina poderá ser repetida no Congresso, caso não haja oficinas selecionadas em número suficiente para preencher todos os espaços e horários disponíveis, e haja interesse/disponibilidade dos autores.
2.6. As oficinas deverão incentivar a participação e protagonismo dos interessados, por meio de vivências práticas.
2.7. As propostas deverão ser submetidas on-line, através do https://forms.gle/vx31roErk7CcDxGr6 até a data limite de 12/03/2024.
2.8. Em hipótese alguma serão aceitas oficinas enviadas por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.7.
2.9. Pelo menos um dos autores da proposta de Oficina deve ser associado adimplente da ABEM até 15/03/2024.
2.10. A realização das oficinas selecionadas será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos AUTORES até o dia 26/02/2024. Só poderão participar da oficina, os autores inscritos no X CRENEM.
2.11. O número máximo de Oficineiros em cada Oficina é de 06 (seis). Após a divulgação da lista de Oficinas selecionadas, não será possível a inscrição de outros autores.

3. DA FORMA DE AVALIAÇÃO
3.1. Serão desclassificadas as oficinas que não estiverem dentro dos padrões de metodologia proposta ou não seguirem as regras aqui apresentadas.
3.2 Todas as oficinas qualificadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Organizadora, sem menção a autores ou a instituições relacionadas.
3.3. A Comissão Organizadora será responsável pela avaliação das oficinas, de acordo com os seguintes critérios:
– Relevância do tema.
– Qualidade e coerência da proposta.
– Inovação e contribuição dos produtos para o avanço no campo da educação médica.
3.4. As oficinas selecionadas serão divulgadas, aos autores, no site do Congresso até o dia 20/03/2024.
3.5. Todas as oficinas selecionadas devem ser realizadas por seus respectivos autores indicados no momento da inscrição, em dia e horário definido pela Comissão organizadora conforme disposto no item 2.1.

4. DA INSCRIÇÃO DOS CONGRESSISTAS NAS OFICINAS
4.1. A divulgação das oficinas selecionadas será feita no site do Congresso.
4.2. A inscrição nas oficinas, quando for o caso, estará disponível apenas para os inscritos no congresso através do Painel do Congressista, a partir de 28/03/2024.
4.3. A participação na oficina ficará limitada pelo número máximo de participantes definido pela proposta submetida no edital.

5. DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 horas de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 29/01/2024: Início do prazo para a submissão das propostas.
• 12/03/2024: Fim do prazo para a submissão das propostas.
• 20/03/2024: Divulgação das propostas aprovadas.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das oficinas no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
6.2. Os autores das oficinas reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo da oficina inscrita, são verdadeiras, próprias e originais.
6.3. A Comissão Organizadora é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.
6.4. A inclusão de qualquer oficina, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.
6.5. Os dados informados pelos proponentes de toda e qualquer Oficina serão protegidos pela ABEM em conformidade com a vigente Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709 de 14/08/2018), nos termos da sua Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
6.6. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora
X CRENEM – CONGRESSO REGIONAL NORTE DE EDUCAÇÃO MÉDICA

Pará, janeiro de 2024.