EIXO 1:
Curricularização da Extensão: integrando ensino-serviço-comunidade e educação permanente na Região Norte
Este eixo propõe a reflexão crítica sobre a curricularização da extensão como ferramenta de transformação da educação médica na Região Norte, promovendo a indissociabilidade entre ensino, serviço e comunidade. Busca-se discutir estratégias e experiências que fortaleçam a formação por meio do contato direto com os territórios amazônicos, respeitando suas singularidades e fomentando a educação permanente em saúde como eixo estruturante da formação médica. A articulação com os serviços e com os saberes populares é vista como potência para desenvolver profissionais comprometidos com a equidade, com a justiça social e com a melhoria das condições de vida das populações da floresta, das águas, dos campos e das cidades.
EIXO 2:
Transculturalidade e seus desafios para a Educação Médica no contexto amazônico
Este eixo convida à análise dos desafios e das possibilidades da educação médica em contextos de grande diversidade cultural, como os da Amazônia. A partir da escuta ativa e do reconhecimento das cosmovisões indígenas, ribeirinhas, quilombolas e urbanas, propõe-se um debate sobre práticas pedagógicas e políticas curriculares que promovam o diálogo entre diferentes saberes e formas de cuidado. O objetivo é refletir sobre como formar médicos e médicas que respeitem a pluralidade cultural, enfrentem o racismo estrutural e contribuam para uma atenção à saúde mais sensível, humanizada e comprometida com os direitos dos povos e comunidades tradicionais.